NÓS

NÓS
Historiadoras, bruxas, futuras arqueólogas e apaixonadas pela vida...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rituais Sazonais part 1 - a missão...


Bom, para quem não sabe a "magia" se subdivide em várias vertentes, também conhecidas como Tradições. Não há exatamente uma regra a respeito das chamadas Tradições, cada um segue aquela com a qual se sente melhor, tem mais habilidades, ou se envolve com mais facilidade, algumas Tradições dificilmente aceitam aqueles que não são seus seguidores desde o nascimento, outras como a Wicca recebem normalmente aqueles que escutam o chamado da Deusa em qualquer época de sua vida, e de forma alguma condena aqueles que escutam o chamado e optam por não atendê-lo, a filosofia dessa atitude é simples: "cada um tem a sua hora..." Cada Tradição tem as suas datas comemorativos, dando um exemplo bem simples para qualquer pessoa que assista comerciais de TV no final de ano, sabe quando nós vemos nos comerciais de perus de natal, chesters, tenders, etc., a familía inteira à mesa na ceia de natal, bom esses comerciais retratam um certo ritual que a nossa sociedade adquiriu com o passar do tempo, quase independendo da religião em si que é o que deveria guiar o feriado do natal, digo isso, porque fui criada numa familia bastante católica com todos os costumes padrões (que se você chamar de ritualisticos na frente deles morre, porque afinal de contas ritual é pagão, eles efetuam cerimonias...rsrsrs), que se reune todos os anos em volta de uma farta ceia no natal e come até não poder mais assistindo a missa do galo, enfim, faz algum tempo, comecei a namorar e adquiri o costume de passar o natal com a familia do meu namorado, que uma parte é composta por evangélicos, e outra parte digamos que é mais eclética em relação ao assunto religião, bom as diferenças de uma para a outra são: o modo como a oração é feita, embora as intenções não tragam diferenças entre si, e o horário em que as festividades se encerram, o resto é completamente igual, eles se reunem oram e comem, comemoram uma data, um marco no ciclo de suas religiões. Bom os rituais pagãos tem mais ou menos os mesmos princípios, em um ritual nós comemoramos um acontecimento religioso, aqui pretendo tratar dos principais rituais da wicca, principalmente porque sempre tive muita dificuldade em me organizar e entender quais eram os motivos das comemorações, por exemplo, no natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo..., mas Beltane é o que mesmo??? Por esse motivo resolvi tentar deixar mais claro, quais são os rituais sazonais, o que se comemora em cada um deles e aqui no hemisfério sul quando cada um deles ocorre... Então que comecemos cronológicamente...
  • 29/01 - Litha
Esse é o ritual onde se comemora o meio do Verão, o dia mais longo do ano, quando as forças criadas pelo Deus e pela Deusa estão no auge de sua força. A Deusa está fecundada e seu ventre avoluma-se pela nova vida. É um período propicio para férias, encontrar os amigos e fazer visitas. A Deusa como Mãe está no auge da sua glória.
  • 01/02 - Lammas ou Lughnasadh
Marca a primeira colheita e o enfraquecimento do Deus. Para algumas vertentes da wicca essa é a época da morte do Deus, é um sacrifício voluntário em favor da sobrevivêcia da comunidade. Embora o Deus possa morrer, a Deusa está grávida e a família continuará.
  • 21/03 - Mabon
Nesse ritual também pode ser celebrada a morte do Deus, e a colheita principal. O wiccanos oferecem os primeiros e melhores frutos da estação para os deuses em agradecimento pela fertilidade propiciada a seu povo. A colheita é celebrada e a abundância armazenada para o inverno que se aproxima. A Deusa está grávida, mas também é viúva.
  • 30/04 - Samhain ou Ano Novo Celta ou Noite dos Antepassados ou Hallowen



Por motivos de força maior post temporáriamente interrompido...










CONTINUA...