NÓS

NÓS
Historiadoras, bruxas, futuras arqueólogas e apaixonadas pela vida...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Imbolc

Olá meus caros irmãos e irmãs desejando que tenham tido dias iluminados e cheios de fé e esperança a todos. Hoje veio com um propósito especifico véspera de Imbolc falar minimante desta celebração do nosso calendário. Como a muito já disse aqui e sempre repito a Luthy e eu seguimos o calendário do hemiférios sul, por uma questão obvia moramos neste hemisfério oh que lindo. Porém não há nada de errado com quem deseja trabalhar com o calendário norte, isso vai de cada bruxa ou bruxo experimentar e ver com qual mais tem afinidade, é nós nos identificamos mais com este, para nós não faz muito sentido como  por exemplo comemorar o Yule que se traz consigo em suas tradições e mistérios do inverno no meio de um belo dia de verão já que no calendário norte é celebrado em dezembro; então voltamos na mesma tecla isso vai da experiencia e conforto de cada um.
Então vamos la, o que seria o Imbolc? Imbolc (ou Imbolg, Brigantia ou Candlemas) é uma celebração sagrada da nossa Roda do Ano (que é composta de oito celebrações divididas em quatro sabás maiores - Samhain, Imbolc, Beltane e Lughnassadh - e quatro sabás menores - Yule, Óstara, Litha e Mabon.) No hemisfério sul é celebrado no dia 01-02 agosto e no norte 01-02 de fevereiro (a ordem dos fatores não altera o produto).
Esta celebração está visivelmente ligado ao renascimento, a Deusa depois de ter dado a luz ao Deus no ultimo solstício de inverno (Yule) agora é mãe, uma nova face renasceu nesta mulher, a esperança começa a tomar conta da terra, a vida se mostra mesmo que tímida - na figura do Deus- promissora a terra que até então estava sofrendo pela morte do outono e o cobertor frio do inverno começa a dar sinais de fertilidade, de renovação para um novo ciclo de plantios e colheitas, a vida começa a se mostrar a todos. Esta data é uma data de renovação de esperanças, renascimento espiritual, fertilidade, iniciação; então é muito interessante os trabalhos realizados nestas datas seguirem estas vertentes ou esse padrões.
Um dos símbolos do Imbloc é o fogo, o fogo da esperança, renascer do reaquecer, e Deusa celebrada a esta data é a Brighid, que era cultuada com fogueiras, para despertar o fogo criador.

Pode-se neste tempo preparar o altar com Athame, 2 velas laranjas e 1 vermelha, óleo de canela, uma taça de leite e incenso de louro. Após isto traçar-se um circulo com o athame e invocar a presença do Deus e da Deusa. Dentro do circulo unte as velas com o óleo e acenda o incenso e as três velas, formando com estas um triangulo, pegue a vela vermelha e caminhe dentro do circulo proclamando palavras de "tomadas de vida, do renascimento do Deus, da criação e da passagem do inverno, e da nova face da Deusa". recoloque a vela no altar e de boas vindas ao Deus da Criação, e celebre a alegria desta nova fase que se inicia!
Após isso pode fazer trabalhos de meditação, rituais de vidência, ou apenas reflexão sobre a nova fase. Quando sentir-se preparado para terminar, agradeça a Presença do Deus e da Deusa, dos guias espirituais protetores e desfaça o circulo (não esqueça de dispensar as forças que está trabalhando).

Por fim para encerrar este post, venho lembrar da importância do resguardo, da reflexão neste dia, é uma data importante e todas as datas celebrativas pedem que nos fechamos um pouco para refletir sobre a vida e os acontecimentos as causas do período, meus caros irmãos introspecção e reflexão as vezes é evolução, só crescemos quando tomamos consciência de nosso próprio ser , quando nos descobrimos como pessoas e os anseios que nos afligem, utilize desta fase para este crescimento espiritual.
Assim me despeço espero que seja uma data linda a todos, e que a esperança de dias melhores, lindos e iluminados se refaça a todos. 

Beijos açucarados
Enid Brianna /:.

(Autores utilizados como base Thea Sabin e Eddie Van Feu)