NÓS

NÓS
Historiadoras, bruxas, futuras arqueólogas e apaixonadas pela vida...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Falando sobre Deus e Deuses...


Bom considerando que as minhas tendências religiosas e as da minha amiga Enid ficam bastante claras nesse blog, é meio óbvio que não existe possibilidade de alguém pensar que nós temos uma visão meio cristã de Deus.
Mas enfim, uma dúvida que sempre aparece, principalmente em quem está descobrindo esse novo caminho espiritual, é a que panteão seguir e como cultuar cada força espiritual e/ou divina.
Bom cada um deve estudar e seguir o panteão que achar melhor, aquele com quem mais se identificar, eu particularmente, gosto de misturar duas linhas que pouco tem a ver uma com a outra, a celta, bem conhecida de qualquer pessoa que já passou algum tempo estudando a wicca, e a egípcia.
Enfim, aí vem a pergunta, mas como misturar as duas: bom isso também vai da preferência de cada um, mas eu costumo, não misturar as divindades num mesmo ritual, por exemplo, não posso fazer um ritual dedicado a deusa Isis, e utilizar uma invocação da deusa Ceridwen da cultura celta, então apesar de gostar das duas, creio que seja mais aconselhavel fazer um ritual para cada uma, de acordo com o que a sua intuição sugerir...
Agora entramos em outro ponto, a intuição, falando de rituais, tem uma coisa que eu aprendi e gosto muito, comumente chamada de rituais naturais. Estes são nada mais do que aquilo que chamamos de superstições que apenas nós temos, bem ao estilo "cada um tem a sua", ou para quem preferir "cada louco com a sua mania", enfim, às vezes nem percebemos que fazemos esses rituais, mas o que acho mais magico neles é isso, apenas existe a intenção e nossa intuição guiando, tendem a ser até bastante poderosos, principalmente considerando que alguns são repetidos muitas vezes sem que nós mesmos percebamos..., mas tenho que admitir, que um ritual que apenas segue um roteiro feito por outra pessoa, pelo menos para mim, carece de verdadeira magia...o que tem um significado bem simples e óbvio: "a verdadeira magia está dentro de nós, somos nós que temos o poder para arrumar as nossas vidas ou não"...

Um comentário:

  1. "Costumo não misturar panteões!"

    Eu constumo dar a um panteão específico um ano inteiro de minha dedicação. E durante este ano eu estudo não só as divindades como também o povo que as adoravam, sua cultura, hábitos, história.

    ResponderExcluir