NÓS

NÓS
Historiadoras, bruxas, futuras arqueólogas e apaixonadas pela vida...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rituais Sazonais part 2 - a continuação...


Antes de mais nada, desculpem a demora para terminar essa postagem, é que quando eu estava escrevendo o meu pczinho resolveu dormir um pouco e eu perdi tudo o que tinha feito, tava quase no finalzinho..., bom então vamos começar tudo de novo, porque afinal de contas, bruxa boa é bruxa persistente...
  • 30/04 - Samhain ou Noite dos Antepassados ou Halloween
Para ser curta e quase grossa, essa é a noite em que o véu entre os dois mundos está mais tênue, o que facilita a passagem e a comunicação de um para o outro. As celebrações são orientadas mais para o luto e a tristeza e para favorecer a partida dos que morreram no ultimo ano. Uma prática comum em Samhain é a "ceia muda", uma refeição feita para os que já partiram. Um prato extra é posto na mesa com alimentos para os que não estão mais conosco. Depois da refeição, essa comida geralmente é reservada a algum pedinte que aparecer, para não desperdiçar. Tradicionalmente "mudo" referia-se aos que não podiam falar (os ancestrais), e não os participantes silenciosos da ceia. Esse festival celebra o momento em que a Deusa pranteia o seu consorte assassinado, o Deus e contempla o nascimento próximo do filho gerado com ele. A Deusa também é venerada em seu aspecto de Anciã.
  • 21/06 - Yule ou Solstício de Inverno
No hemisfério norte essa festividade é celebrada nLista com marcadoreso dia 21 de Dezembro, historicamente falando, o natal foi implantando nas civilizações celtas da Europa, pelos "colonizadores" romanos para substituir as festividades do solstício de inverno. É quando a Deusa da a luz ao Deus Sol na noite mais longa, os wiccanos celebram o nascimento/renascimento do Deus Sol.
  • 30/07 - Imbolc ou Candlemas ou Candeléria
Nesse momento a Deusa se recuperou do nascimento de seu filho, e este viveu e se tornou robusto, por isso sobreviverá ao inverno que se aproxima. Alguns interpretam esse festival como o tempo em que a Deusa se renova como Donzela, depois de dar a luz ao filho.
  • 21/09 - Ostara ou Equinócio de Primavera
Esse festival simboliza a passagem da Deusa de Anciã a Donzela, e é uma jovem preparada para crescer com o seu filho/ consorte com o desdobramento do ano. O Deus Sol está crescendo rápido e é uma criança saudável e cheia de vida.
  • 31/10 - Beltane, também conhecido como...Beltane!
Beltane celebra a união do Deus e da Deusa, não apenas o casamento dos dois mas a união física também. Nesse momento a Deusa passa de Donzela a Mãe. Bom esses são os festivais mais importantes para os wiccanos, os rituais que podem ser realizados em cada ocasião eu vou colocando um de cada vez com calma, e com mais pesquisa... Usei aqui as datas comemorativas do hemisfério sul, uma vez que estou escrevendo aqui do Brasil mesmo, então usei uma adaptação das datas, mas a tabela de dia do hemisfério norte é bem fácil de encontrar...


Beijos elficos a todos!

E que o sopro da Deusa os abençoem...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário